Coloque-se em uma situação para formular bons objetivos pessoais por meio da PNL. Imagine a seguinte situação e quais seriam seus pensamentos, emoções ou reações espontâneas:  “Meu chefe me prometeu dar-me um projeto carro-chefe para a empresa e me disse que isso não é mais possível em função de eventos independentes. “

Quais seriam seus primeiros pensamentos?

  1. ” Isto não é normal “
  2. “Isso não deveria acontecer”
  3. “Ainda cai sobre mim!” “
  4. “É a culpa de …”
  5. “Porque estamos aqui? ” 

Ou

  1. “O que eu quero?” “
  2. “Quais seriam as soluções aceitáveis? “
  3. “O que esse evento me diz? “
  4. “Como fazer no futuro? “

A PNL [1] nomeia “estrutura de culpa” as emoções, pensamentos, convicções, perto das cinco primeiras reações. A “estrutura de objetivos” é semelhante às quatro seguintes. Você notará que o quadro da culpa está voltado para o passado e o quadro da meta está voltado para o futuro.

Examinemos os mecanismos que programam o “arcabouço de culpa” e depois os do “arcabouço objetivo”.

A “estrutura de culpa”

Aqui estão quatro perguntas típicas que induzem a “estrutura de culpa”:

  1. O que há de errado ?
  2. Por que estou tendo esse problema?
  3. Como isso é sério?
  4. De quem é a culpa?

Essas questões nos “afundam” ainda mais em dificuldades e são tantos obstáculos adicionais.

Vamos examiná-los um por um.

O que há de errado?

Ao fazer esse tipo de pergunta você provoca, em casa ou fora dela, uma enxurrada de reclamações e recriminações. “O que está errado” é um universo enorme, até infinito. Todos correm o risco de ficar cada vez mais atolados em problemas, como areia movediça.

Por que estou tendo esse problema?

Ao querer buscar as causas, essa pergunta induz à culpa por ir buscar no passado, às vezes distante: “por que você fez isso, você não tem vergonha?” “

A pergunta “por que” pode reacender algumas memórias desagradáveis, mesmo que o questionador tenha uma intenção benevolente de investigar as causas.

Como isso é sério?

Essa questão induz duas atitudes: ou a fuga do problema “não é tão grave”; ou a dramatização “é muito grave e intransponível”. Essas duas respostas levam a não reagir de forma rápida e adequada.

De quem é a culpa?

Os acusadores respondem “a culpa é dos outros ou do sistema, os outros não são como deviam …”. As vítimas eternas respondem: “a culpa é minha, eu deveria ter feito diferente, é sempre para mim que acontece …” Não existe um contador de metros, para medir sua dedicação nas suas atividades da vida.

Programação para o sucesso: a “estrutura de metas”

As quatro questões-chave a seguir nos permitem entrar no processo de estratégia objetiva.

  1. Qual é o meu objetivo?
  2. Como saberei que alcancei meu objetivo?
  3. Como posso alcançar meu objetivo e de quais recursos preciso?
  4. Quais serão as possíveis consequências, positivas e negativas, de atingir meu objetivo?

Vamos aproveitar essas quatro perguntas.

Qual é o meu objetivo?

Esta primeira pergunta direciona o pensamento para o futuro. Transformar seu problema em meta é pensar no futuro e encontrar soluções. É melhor responder a essa pergunta em termos positivos. Por exemplo: – “Quero ficar calmo” ao invés de “Não vou mais ficar com raiva”; – “Quero estabelecer relações de confiança com ele”, em vez de “Não gostaria mais de ser cauteloso com ele”; – “Quero poupar tempo”, em vez de “Não quero perder mais tempo”.

Evite o uso da forma negativa em favor da forma positiva. Na verdade, o cérebro não imagina imediatamente a negação. Por exemplo, não veja o local de suas últimas férias novamente. O que você vê ?

Como você saberá quando atingiu seu objetivo?

Fique atento a respostas vagas e gerais. Por exemplo, respostas como: “Quero ganhar tempo”, “comunicar-me melhor com os outros”, “praticar esportes” são imprecisas e incompletas, próximas de boas resoluções que não cumprimos.

Um objetivo é preciso quando sua formulação inclui a possibilidade de medi-lo e validá-lo. Assim, “Quero liberar duas horas por semana para ler ou me cultivar” é preferível a “Quero economizar tempo”.

Nessas condições, a medição do alcance do objetivo é concreta e verificável. Mas, acima de tudo, essa formulação nos programa mentalmente para ter sucesso.

Esta segunda questão, portanto, torna possível definir com precisão o contexto específico preciso em que você deseja atingir ou atingir uma meta. Sem contexto específico, é difícil mudar ou evoluir, com objetivos vagamente definidos sendo confundidos com boas intenções.

Como posso alcançar meu objetivo e de quais recursos preciso?

Quando o objetivo é definido com precisão, esta terceira questão permite encontrar os meios. Estamos longe da lista de travões e inibições do tipo: “Não dá, é muito caro, nunca fizemos, não está nos nossos hábitos …”

Os recursos de que estamos falando aqui são suas qualidades, experiências de sucesso, aprendizados anteriores … Eles também são externos: seus aliados, profissionais, sua rede …

Quais serão as possíveis consequências, positivas e negativas, de atingir meu objetivo?

Antes mesmo de iniciar o processo para atingir a meta, considere as possíveis consequências de alcançá-la. Alcançar a meta removerá quaisquer benefícios atuais? O alcance do objetivo, além dessas repercussões positivas, acarreta consequências negativas? Quando mudamos uma parte de nossa vida, isso afeta outras partes. O fato de praticar esportes, de se cultivar ou de nos comunicar melhor altera o equilíbrio estabelecido entre nosso funcionamento e nossas relações com os outros. As forças de recall podem nos trazer de volta à situação anterior. É melhor antecipá-los em vez de descobri-los de surpresa.

Quando os benefícios superam claramente os efeitos indesejados, você experimenta uma turbulência passageira. Quando os efeitos colaterais superam os benefícios, você tem que superar grandes dificuldades.

Antecipe os prováveis ​​efeitos do sucesso de seus projetos. Por exemplo :

– “Quero mais responsabilidades. Estou pronto para enfrentar o ciúme das pessoas com quem me dei bem até agora? “

– “Quero economizar tempo porque me sinto sobrecarregado. O que farei com o tempo economizado? “

– “Quero acordar mais cedo para me dedicar às atividades físicas e à meditação. Estou pronto para dormir menos ou ir para a cama mais cedo? Que repercussão para meus entes queridos? “

A aplicação da estratégia de metas permite que você persiga metas e, ao mesmo tempo, tenha chances de alcançar os resultados desejados. É um método com várias questões orientadas para a construção de um objetivo. É antes de tudo uma forma de agir realista, pois tomamos conhecimento do que se passa e ousamos desenvolver soluções para o progresso.

Exercício

Para concluir, oferecemos um exercício. Qual das seguintes proposições respeita a formulação de um objetivo?

  • Quero ficar calmo no final do dia, quando meus colegas entrarem no escritório sem avisar.
  • Eu não quero mais ficar com raiva.
  • Eu preciso falar com você sobre um assunto urgente; você pode me dar alguns momentos?
  • Eu gostaria que nossas relações fossem melhores.
  • Eu lhe darei o relatório no final de junho.
  • Nossas equipes precisam estar mais motivadas no próximo ano.
  • Quero fazer um quarto de hora de reflexão, sozinho, duas vezes por dia em que trabalho.